segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Vilma:
A sustentabilidade, para mim, são os recursos naturais ou não, utilizados para a nossa sobrevivência que por vezes são utilizados incorrectamente comprometendo a existência das gerações seguintes. Temos que saber gerir os nossos recursos moderadamente e de forma correcta, podendo reutiliza-los poupando os recursos naturais que são limitados e assim poder prolongar a vida na Terra.
Joana:
Para mim?
A Sustentabilidade é a gestão dos recursos naturais e não naturais igualmente e sem exageros para cada um, para que os mesmos não se esgotem. É saudável, económico e eficaz ;)
Sustentabilidade é um conceito sistémico, relacionado com a continuidade dos aspectos económicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. A sustentabilidade é prever o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro. Os seus membros e as suas economias podem preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planeando e agindo de forma a atingir pro-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. A Gestão Sustentável é uma capacidade para dirigir o curso de uma empresa, comunidade, ou país, por vias que valorizam, recuperam todas as formas de capital, humano, natural e financeiro. A Gestão de processos deve ser vista sempre como um processo evolutivo de trabalho e gestão e não somente como um projecto com inicio, meio e fim.
Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:
• Ecologicamente correcto;
• Economicamente viável;
• Socialmente justo; e
• Culturalmente aceite
O Desenvolvimento Sustentável não é ambientalismo nem apenas ambiente, mas sim um processo de equilíbrio entre os objectos económicos, financeiros, ambientais e sociais.
Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.
De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar económico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença actuante da mão humana.
Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade
http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
2029
Vilma
Em 2029 os sapatos das pessoas têm uma espécie de vida, vão “andar” sozinhos evitando que as pessoas se cansem. Sendo também uma boa ajuda para os estudantes. As escolas serão equipadas com escadas rolantes. Os telemóveis são totalmente equipados com mega colunas, e outros utensílios que possam ser necessários. Terem robots que nos fazem as tarefas domésticas em casa. Os computadores terão um controlo de alta voz. Não irá ser preciso abastecer os carros com combustível, andaram sozinhos sem qualquer fonte de energia evitando assim qualquer tipo de poluição.
Paraíso 2029
Em 2029 o mundo será muito diferente em muitos casos:
- Caso Familiar: As casas estarão todas equipadas com sistemas próprios como se a casa fosse um robot que fala com as pessoas da família e facilita as tarefas domésticas; Haverá também carros tipo o KIT do filme “O justiceiro” que facilita o trabalho dos pais;
-Caso Político: Os Empregos serão mais , não haverá desemprego nem sem-abrigo e todas as pessoas receberão o mesmo (até o presidente da república e o 1º ministro ) e todos pagam o mesmo de impostos, assim não haverá ladroes;
-Caso Quotidiano: Na rua as pessoas também terão tempo para se divertirem e entreterem tendo 3 dias úteis de folga por quinzena; Não existirão países em desenvolvimento; Os países serão todos modernos e desenvolvidos mas não produzirão CO2 mas terão máquinas para eliminar a poluição de vários tipos; A energia será toda renovável (eólica, hidroeléctrica, solar) e não haverá centrais nucleares; Os desertos e todo o tipo de florestas serão altamente conservadas, protegidas e estudadas;
-Caso Musical: Haverá cursos de disco jocker para todas as idades e ser DJ irá ser um hobby e os sistemas de som serão mais variados.
Apresentação
Este blogue foi criado pela Joana e pela Vilma, na aula de área de projecto. Somos do 8ºano da Escola de Vale Rosal.
Somos amigas e completamente fanaticas por musica!! Dançamos em qualquer lado, fazemos as maiores figuras na escola e talvez no futuro publicaremos algo sobre nós ou fotografias ((: