Ordem:Carnívoro Género:Pantera Família:Felinos Espécie:Pantheratigris Localização:A maioria dos tigres de Bengala vivem na Índia, e uma menor parte em Bangladesh, Nepal, Butão e Myanmar Ocidental (Burma). O tigre branco é uma variante de cor do tigre de bengala e é muito raro encontrá-lo em liberdade. Estado: Em vias de extinção Peso: até 220 kg Época de acasalamento: Novembro a Abril Período de gestação: 95 – 112 dias
Poderoso e astuto, o tigre é o animal de maior porte e o mais pesado da família dos felinos e muito temido por outros animais e humanos. Este mamífero tem o clássico pêlo cor-de-laranja e preto. Faz a patrulha do seu território e gosta de caçar sozinho, persegue a sua presa e mata-a em emboscadas. Tem uma força enorme consegue e abater animais muito maiores que ele próprio. Existia na Ásia mas o tigre está agora restringido a pequenas áreas da Índia e países vizinhos. Um tigre depende da sua astúcia para poder apanhar a sua presa. Tem uma visão e uma audição muito apuradas que o ajudam a localizar os animais durante as noites escuras. Os tigres também gostam muito de água e é frequente vê-los tomar banho ou refrescarem-se em rios e poças de água durante a parte mais quente do dia. Mas, infelizmente, o número de tigres de bengala diminuiu drasticamente, neste último século. Passou de 100 000 para os 4 000. Uma das principais ameaças é a perda do seu habitat, que foi sendo destruído pelo Homem. A caça ilegal, a diminuição de presas e o comércio de partes do tigre para o fabrico de medicinas orientais, também contribuíram para a extinção deste bonito animal. Grande parte dos tigres de bengala existe em áreas protegidas da Índia. Em muitos países foram organizadas equipes de combate à caça ilegal e está em vigor uma lei que proibição ao comércio de produtos provenientes do tigre. Para que os cientistas consigam seguir os tigres na selva, administram-lhe um sonífero e colocam-lhe um colar rádio.
Comentário: O tigre é o maior assassino da selva, mata não só para se alimentar como por prazer, mas é lindo e protector. Estão em vias de extinçao porque esta espécie é explorada de uma maneria exagerada.
O nosso planeta é como um ser vivo independente. Nós, humanos, quando temos algum problema conseguimos quase sempre resolvê-lo e a Terra é praticamente igual, mas a um ritmo menos acelarado. Em quanto nós resolvemos o nosso suposto problema em dias, a terra pode demorar milhões de anos a resolver o seu. A evolução da nossa tecnologia aumenta de dia para dia, e isso vai desgastando os recursos naturais que a Terra nos ofereçe, mas esta, um dia, conseguirá repor tudo o que nós estamos a gastar agora. Não quer dizer que não nos devemos preocupar, porque devemos, mas também temos que ser conscientes que a Terra se renovará a ela própria. A longo praso, mas irá renovar-se. Se a nossa espécie se extinguir, a Terra começará o processo que teve à milhões de anos atrás. As primeiras plantas iram crescer no mar, o oxigénio destas irá formar novamente a atmosfera e novas espécies de plantas e animais das mais variadas formas iram surgir e evoluir. Isto tudo se resume em: a Terra renova-se mas nós não, temos de nos preocupar com a Terra para a nossa sobrevivencia e para um aliviu da mesma, mas também nos devemos preocupar conosco.
Para ser sustentável, o uso dos recursos renováveis deve seguir uma taxa que deverá ser inferior ou igual à taxa de reposição. Os recursos renováveis são esgotáveis.As florestas podem ser sobre-exploradas, o que resulta em paisagens estéreis e escassez de madeira (como aconteceu em muitas zonas da Europa nos últimos séculos), e os peixes podem ser sobre-capturados, o que resulta na extinção, ou quase extinção, de muitas espécies (como está a acontecer nos dias de hoje a nível global).