segunda-feira, 31 de maio de 2010
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Tu és especial!
Os média têm grande influência na nossa maneira de agir e pensar, num bom e no mau sentido. Tanto nos abre a uma realidade que nos faça pensar e ver o que acontece a nossa volta como nos abre outra realidade que nos adoece e consome.
A anorexia é um distúrbio alimentar que faz com que as pessoas se vejam com peso a mais do que verdadeiramente têm e assim fazem dietas malucas e descontroladas para terem um ideal de beleza. Bulimia é o mesmo que anorexia mas em vez de fazerem dieta, tudo o que comem forçam o vómito para expulsar e não entrar de maneira nenhuma para as ''engordar''.
Os meios de comunicação e etc., têm responsabilidade por mudar uma pessoa e personalidade para o que eles querem, ''estragando'' assim uma vida ou um corpo que poderia ser belo à sua maneira.
Infelizmente sim, uma beleza que é a perfeição para algumas pessoas, ao custo da doença e do sofrimento de outrem.
Queria acrescentar que Toda a gente tem beleza, é só preciso ver com atenção, cada traço, cada cor, cada brilho, cada pedacinho e ver a obra de arte que as pessoas que passam na rua, por mais comuns ou ''feias'' que sejam, são Belas.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Stop Smoking
7 Factores de risco associados ao consumo do tabaco:
• Causa cancro, particularmente o cancro do pulmão, rins, laringe, cabeça, mama, bexiga, esófago,
pâncreas, estômago, pele, colo do útero, intestinos e vesícula biliar;
• Doenças Cardiovasculares;
• Acidentes vasculares cerebrais;
• Doença vascular periférica;
• Doenças respiratórias;
• Impotência sexual nos Homens e infertilidade nas mulheres;
• Redução da memória e dificuldade de aprendizagem em tabagistas adolescentes.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Joana:
Porque é que coisas destas acontecer? Pergunto-me uma, duas, três e muitas mais vezes.
As pessoas não pensam, porque? Não se deve agir para ser bem visto, mas sim para o nosso bem-estar e dos outros. Sim, devemos pensar nos outros, no que poderá acontecer e o que poderão sentir.
A dor que esta rapariga sentiu, foi uma dor que ela não merece, ela até fez a escolha acertada. Acho que ninguém deve sentir o que ela sentiu, nem mesmo quem provocou o acidente inconscientemente. Basta pararem para pensar 1 minuto: vou conduzir, pode acontecer algo, só vou beber um copo. Simples.
Se esta rapariga fosse uma parente minha, nunca me iria esquecer. Iria recorda-la todos os dias e tomá-la como um exemplo para os meus amigos, quando os visse tomar este tipo de decisões.
Estas situações podem ser evitadas, basta querermos. Parar para pensar e pensar nos outros, porque há sempre alguém que toma decisões acertadas.
Vilma:
É pena coisas destas acontecerem, mas temos que ser realistas…é muito difícil as pessoas mudarem. Saem com amigos, e o objectivo é divertirem-se e não olham a meios para o conseguir e depois acabam por se descontrolar e exagerar. Vão viver o momento sem pensar no que pode acontecer no minuto a seguir. Sim, tudo isto poderia ter sido evitado, tanto no acidente referido como em outros que podem e que deverão surgir, mas para serem evitados primeiro é preciso TODOS tomarmos consciência que para nos divertirmos não é preciso exagerar e chegar a um extremo. Quando digo TODOS, não estou a dizer todos de uma vez, é preciso começar por algum lado e acredito que começar é que é difícil, porque muitos são completamente viciados no álcool e não só.
álcool_1
TEXTO
Fui à festa, mãe.
Fui à festa, e lembrei-me do que me disseste:
Pediste-me que eu não bebesse álcool, mãe... Então, bebi uma 'Sprite'. Senti orgulho de mim, exactamente o modo como me disseste que eu me sentiria. E que não deveria beber e de seguida conduzir.
Ao contrário do que alguns amigos me disseram. Fiz uma escolha saudável, e o teu conselho foi correcto.
Quando a festa finalmente acabou e o pessoal começou a conduzir sem condições, fui para o meu carro, na certeza de que iria para casa em paz...
Eu nunca poderia esperar... Agora estou deitada na rua e ouvi o policia dizer: 'O rapaz que causou este acidente estava bêbado'. Mãe, a voz parecia tão distante... O meu sangue está por todo o lado e eu estou a tentar com todas as minhas forças não chorar...
Posso ouvir os paramédicos dizerem: 'A rapariga vai morrer'...Tenho a certeza de que o rapaz não tinha a menor ideia, enquanto ele estava a toda velocidade. Afinal, ele decidiu beber e conduzir! E agora eu tenho que morrer.
Então... Porque é que as pessoas fazem isso, mãe? Sabendo que isto vai arruinar vidas?
A dor está a cortar-me como uma centena de facas afiadas.
Diz à minha irmã para não ficar assustada, mãe, diz ao pai que ele tem que ser forte.
Quando eu partir, escreva 'Menina do Pai' na minha sepultura...
Alguém deveria ter dito àquele rapaz que é errado beber e conduzir. Talvez, se os pais dele o tivessem avisado, eu ainda estivesse viva...
A minha respiração está a ficar mais fraca mãe, e estou a ficar realmente com medo. Estes são os meus momentos finais e sinto-me tão desesperada... Gostaria que tu pudesses abraçar-me mãe, enquanto estou aqui esticada a morrer, gostaria de poder dizer que te amo mãe...
Então... Amo-te
Adeus...'
Estas palavras foram escritas por um repórter que presenciou o acidente. A jovem, enquanto agonizava, ia dizendo as palavras e o jornalista ia anotando...
Muito chocado. Este jornalista iniciou uma campanha.
segunda-feira, 8 de março de 2010
Tigre de bengala * Em vias de estinção
Ordem:Carnívoro
Género:Pantera
Família:Felinos
Espécie:Pantheratigris
Localização:A maioria dos tigres de Bengala vivem na Índia, e uma menor parte em Bangladesh, Nepal, Butão e Myanmar Ocidental (Burma). O tigre branco é uma variante de cor do tigre de bengala e é muito raro encontrá-lo em liberdade.
Estado: Em vias de extinção
Peso: até 220 kg
Época de acasalamento: Novembro a Abril
Período de gestação: 95 – 112 dias
Poderoso e astuto, o tigre é o animal de maior porte e o mais pesado da família dos felinos e muito temido por outros animais e humanos. Este mamífero tem o clássico pêlo cor-de-laranja e preto. Faz a patrulha do seu território e gosta de caçar sozinho, persegue a sua presa e mata-a em emboscadas. Tem uma força enorme consegue e abater animais muito maiores que ele próprio. Existia na Ásia mas o tigre está agora restringido a pequenas áreas da Índia e países vizinhos. Um tigre depende da sua astúcia para poder apanhar a sua presa. Tem uma visão e uma audição muito apuradas que o ajudam a localizar os animais durante as noites escuras. Os tigres também gostam muito de água e é frequente vê-los tomar banho ou refrescarem-se em rios e poças de água durante a parte mais quente do dia. Mas, infelizmente, o número de tigres de bengala diminuiu drasticamente, neste último século. Passou de 100 000 para os 4 000. Uma das principais ameaças é a perda do seu habitat, que foi sendo destruído pelo Homem. A caça ilegal, a diminuição de presas e o comércio de partes do tigre para o fabrico de medicinas orientais, também contribuíram para a extinção deste bonito animal. Grande parte dos tigres de bengala existe em áreas protegidas da Índia. Em muitos países foram organizadas equipes de combate à caça ilegal e está em vigor uma lei que proibição ao comércio de produtos provenientes do tigre. Para que os cientistas consigam seguir os tigres na selva, administram-lhe um sonífero e colocam-lhe um colar rádio.
BIBLIOGRAFIA: http://www.eb1-n1-sines.rcts.pt/eb1/golfinhos/tigre.htm
Comentário:
O tigre é o maior assassino da selva, mata não só para se alimentar como por prazer, mas é lindo e protector. Estão em vias de extinçao porque esta espécie é explorada de uma maneria exagerada.
segunda-feira, 1 de março de 2010
Axioma de Richard Heinberg_2
Se a nossa espécie se extinguir, a Terra começará o processo que teve à milhões de anos atrás. As primeiras plantas iram crescer no mar, o oxigénio destas irá formar novamente a atmosfera e novas espécies de plantas e animais das mais variadas formas iram surgir e evoluir. Isto tudo se resume em: a Terra renova-se mas nós não, temos de nos preocupar com a Terra para a nossa sobrevivencia e para um aliviu da mesma, mas também nos devemos preocupar conosco.
Axioma de Richard Heinberg_1
Para ser sustentável, o uso dos recursos renováveis deve seguir uma taxa que deverá ser inferior ou igual à taxa de reposição.
Os recursos renováveis são esgotáveis.As florestas podem ser sobre-exploradas, o que resulta em paisagens estéreis e escassez de madeira (como aconteceu em muitas zonas da Europa nos últimos séculos), e os peixes podem ser sobre-capturados, o que resulta na extinção, ou quase extinção, de muitas espécies (como está a acontecer nos dias de hoje a nível global).
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
O axioma de Bartlett 2
O nosso planeta não conseguirá comportar, de forma sustentada, a taxa de crescimento actual porque cada vez aumenta mais a população, e se em 3050 só irá haver 1 metro quadrado para cada ser humano, vai chegar a uma altura em que não vai haver nem 1 metro quadrado para quem quer que seja, porque o planeta não estica. Então, o nosso futuro enquanto civilização, se continuarmos com este ritmo de vida, corremos o risco de a nossa espécie desaparecer, a menos que emigremos para outro planeta, porque não haverá recursos para sustentar toda a gente e eu não me imagino a viver num metro quadrado, e quando falo por mim acho que também falo pelo resto das pessoas, porque é praticamente impossível. Viver num metro quadrado é no mínimo stressante e acho que ninguém aguentaria esse tipo de vida por muito tempo.
O axioma de bartlett 1
(O Axioma de Bartlett): o crescimento populacional e/ou o crescimento das taxas de consumo dos recursos não é sustentável.
Discussão: Mencionei este axioma de Albert A. Bartlett por ser a sua Primeira Lei da Sustentabilidade, que foi reproduzida literalmente (achei que seria impossível qualquer melhoria).
O mundo viu a população humana crescer durante muitas décadas, pelo que este crescimento foi obviamente sustentado até ao presente. Como podemos ter a certeza de que este crescimento não poderá ser sustentado num futuro indefinido? Podemos usar uma simples aritmética para demonstrar que, mesmo se considerarmos pequenas taxas de crescimento, se esse crescimento for continuado, então a dimensão populacional e as taxas de consumo aumentam de uma forma absurda e claramente insuportável. Por exemplo: uma simples taxa de crescimento de 1% da população humana actual (inferior à actual taxa de crescimento) resultaria numa duplicação da população em cada 70 anos. Assim, em 2075 a Terra albergaria 13 mil milhões de humanos; em 2145, 26 mil milhões ; e assim por diante. Antes do ano 3050, haveria um ser humano por metro quadrado da superfície da Terra (incluindo as montanhas e os desertos).
» http://resistir.info/energia/5_axiomas.html
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Tikopia 2
Numa tribo, há várias maneiras de controlar a população diante os seus recursos. Muitas delas são demasiado drásticas e injustas, como o infanticídio. Logo, não estamos de acordo com elas porque, por exemplo, no infanticídio é injusto tirar a vida a uma criança, pois esta não tem a culpa de ter nascido. O infanticídio não pode ser aceite como uma medida de sustentabilidade, pois isso só alimenta os interesses da tribo, preocupando-se só com a própria vida em vez de fazer um esforço pela sobrevivência de todos.A gestão dos recursos tem de estar adequada ao número de habitantes e não o contrário.
O imperativo da sobrevivência da tribo não se impõe á sobrevivência de uma criança porque, a geração também se renova, ou seja, uma criança nasce hoje um adulto morre amanha.
Todos os que nascem têm o direito de viver e não de serem enterrados vivos.
A tribo não tem de viver com tudo em fartura, mas sim com uma gestão entre famílias.
medidas para a sustentabilidade das tribos:
1-Distribuir os recursos igualmente de forma a que dê para toda a tribo;
2-Controlar as relações sexuais;
3-A pratica do aborto só em casos muito extremos;
tikopia 1
Tikopia é uma mini-ilha tropical isolada no Sudoeste do Oceano Pacífico, com uma superfície de 16km2 e uma população de 1.200 pessoas. É habitada há cerca de três mil anos, tendo vivido os seus habitantes séculos num total isolamento.
A população da ilha manteve-se mais ou menos constante ao longo de séculos por se ter apercebido de que não tinha meios para suportar mais população, inclusive por se situar numa região devastada periodicamente por furacões que obrigam a gestão rigorosa dos recursos da ilha nessas épocas.Os habitantes utilizaram todo o tipo de limitação de nascimentos, desde o coitus interruotus ao aborto, infanticídio, casamento tardio ou permanência no celibato embora tendo relações sexuais com prevenção de gravidez. Esses métodos de controlo demográfico regrediram sob a influência europeia no século XX, substituídos, actualmente, pelos métodos modernos de planeamento familiar.
O infanticídio entre povos tribais e em algumas sociedades é uma maneira de controlar o excesso populacional. São sociedades com uma profunda dependêcia da natureza (muitas com pedríodos de nomadísmo) e precisam controlar o tamanho do grupo tribal. Em época de fartura o infanticídio é quase nulo. Ele está directamente ligado ao problema das necessidades de sobrevivência.
Retirado de: http://asemana.sapo.cv/spip.php?article33635 e
Retirado de: http;//sociologiaemrede.ning.com/forum/topics/infanticidio-de-criancas
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Vilma:
A sustentabilidade, para mim, são os recursos naturais ou não, utilizados para a nossa sobrevivência que por vezes são utilizados incorrectamente comprometendo a existência das gerações seguintes. Temos que saber gerir os nossos recursos moderadamente e de forma correcta, podendo reutiliza-los poupando os recursos naturais que são limitados e assim poder prolongar a vida na Terra.
Joana:
Para mim?
A Sustentabilidade é a gestão dos recursos naturais e não naturais igualmente e sem exageros para cada um, para que os mesmos não se esgotem. É saudável, económico e eficaz ;)
Sustentabilidade é um conceito sistémico, relacionado com a continuidade dos aspectos económicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. A sustentabilidade é prever o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro. Os seus membros e as suas economias podem preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planeando e agindo de forma a atingir pro-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. A Gestão Sustentável é uma capacidade para dirigir o curso de uma empresa, comunidade, ou país, por vias que valorizam, recuperam todas as formas de capital, humano, natural e financeiro. A Gestão de processos deve ser vista sempre como um processo evolutivo de trabalho e gestão e não somente como um projecto com inicio, meio e fim.
Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:
• Ecologicamente correcto;
• Economicamente viável;
• Socialmente justo; e
• Culturalmente aceite
O Desenvolvimento Sustentável não é ambientalismo nem apenas ambiente, mas sim um processo de equilíbrio entre os objectos económicos, financeiros, ambientais e sociais.
Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.
De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar económico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença actuante da mão humana.
Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade
http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
2029
Vilma
Em 2029 os sapatos das pessoas têm uma espécie de vida, vão “andar” sozinhos evitando que as pessoas se cansem. Sendo também uma boa ajuda para os estudantes. As escolas serão equipadas com escadas rolantes. Os telemóveis são totalmente equipados com mega colunas, e outros utensílios que possam ser necessários. Terem robots que nos fazem as tarefas domésticas em casa. Os computadores terão um controlo de alta voz. Não irá ser preciso abastecer os carros com combustível, andaram sozinhos sem qualquer fonte de energia evitando assim qualquer tipo de poluição.
Paraíso 2029
Em 2029 o mundo será muito diferente em muitos casos:
- Caso Familiar: As casas estarão todas equipadas com sistemas próprios como se a casa fosse um robot que fala com as pessoas da família e facilita as tarefas domésticas; Haverá também carros tipo o KIT do filme “O justiceiro” que facilita o trabalho dos pais;
-Caso Político: Os Empregos serão mais , não haverá desemprego nem sem-abrigo e todas as pessoas receberão o mesmo (até o presidente da república e o 1º ministro ) e todos pagam o mesmo de impostos, assim não haverá ladroes;
-Caso Quotidiano: Na rua as pessoas também terão tempo para se divertirem e entreterem tendo 3 dias úteis de folga por quinzena; Não existirão países em desenvolvimento; Os países serão todos modernos e desenvolvidos mas não produzirão CO2 mas terão máquinas para eliminar a poluição de vários tipos; A energia será toda renovável (eólica, hidroeléctrica, solar) e não haverá centrais nucleares; Os desertos e todo o tipo de florestas serão altamente conservadas, protegidas e estudadas;
-Caso Musical: Haverá cursos de disco jocker para todas as idades e ser DJ irá ser um hobby e os sistemas de som serão mais variados.
Apresentação
Este blogue foi criado pela Joana e pela Vilma, na aula de área de projecto. Somos do 8ºano da Escola de Vale Rosal.
Somos amigas e completamente fanaticas por musica!! Dançamos em qualquer lado, fazemos as maiores figuras na escola e talvez no futuro publicaremos algo sobre nós ou fotografias ((: